Urologia Geral

O Urologista é o responsável cuidar da saúde do homem, realização de check-ups e exames preventivos. Tradicionalmente, a população masculina não tinha o hábito de ir ao médico. Felizmente isso tem mudado nos últimos anos, principalmente após diversas campanhas voltadas a saúde do homem, focando não só em idosos mas também em jovens.

urologista.jpg

O Urologista trata de diversas demandas bem comuns na população como a realização de vasectomia, postectomia (cirurgia para fimose) e tratamento cirúrgico de varicocele.

HPV e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST, antes DSTs)

O HPV, também conhecido como verruga genital, causada pelo Papilomavírus humano (HPV). Presente em 40% das mulheres e até 30% dos homens.

Quando se desenvolve a verruga, deve-se fazer o tratamento da lesão que pode ser com Crioterapia, Quimio ou Eletrocauterização ou até mesmo ressecções cirúrgicas nos casos de lesões maiores.

Uma arma importante no combate ao HPV que temos hoje é a vacina. A quadrivalente protege contra os subtipos 6,11,16 e 18 e foi aprovada em 2006. É administrada em 3 doses com intervalo de 6 meses. Está indicada para homens e mulheres de 9-26 anos, protegendo contra 70% dos cânceres de colo de útero e 90% das lesões genitais.

Há também outras ISTs que podem causar lesões genitais, úlceras e feridas no pênis, como a sífilis, o cancro mole e herpes genital, devendo ser tratadas individualmente.

Dor Testicular

A dor escrotal pode ter diversas causas como testículo, epidídimo ou até na região da pele. Ela sempre deve ser investigada o mais precocemente possível, principalmente em casos de dor intensa e com edema (inchaço) do testículo. Alguns casos, como a torção testicular são emergências urológicas e precisam ser tratadas imediatamente, com risco até de perda do testículo. Há outras causas de dor como infecções, hidrocele, varicocele e até tumores testiculares.

dr-bruno-castelo-urologista3.jpg

DR. BRUNO CASTELO

CRM CE 16.185   RQE 11557

Sou médico Urologista em Fortaleza/CE com aperfeiçoamento em Cirurgia Robótica. Aqui você encontra informações confiáveis sobre doenças, procedimentos e cirurgias nas quais atuo.